hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

quinta-feira, agosto 23, 2007

Gerações

Ao fim da tarde vejo um programa na SIC Notícias. Os telespectadores podem ligar para dar a sua opinião. Tratava-se de discutir sobre aquilo a que chamavam a “Geração Mil-Eurista”. Ou seja, geração que não ganha mais de mil euros por mês.
Isto interessa-me, porque ao que parece estou incluída nessa geração.
Ouço uma série de disparates. Ligam senhoras com mais de setenta anos, por quem tenho o maior respeito, mas que estão tão longe de nós que não entendem.
Não entendem que a nossa geração é a “Geração à Rasca”. Uma geração que faz licenciaturas e depois não pode por em prática aquilo que aprendeu porque não há empregos. Uma geração que passa anos a estudar e depois, em muitos casos, acaba a servir às mesas ou a viver do subsídio de desemprego (enquanto dura). Uma geração que trabalha doze horas por dia e ainda não conseguiu dinheiro para sair de casa dos pais. Quantos têm noção que por 750 euros, empresas como a SONAE exigem mais de 50 horas semanais no local de emprego, a trabalhar a sério?
Somos uma geração que adia projectos de vida: não casa, não tem filhos, não é verdadeiramente independente.
Eu sei, eu sei que não é geral. Mas não me digam que não somos empreendedores, que não queremos aprender, que não lutamos, que não trabalhamos. É mentira! Trabalhamos e trabalhamos por 500 euros, por 600 e alguns por mil. Somos mais a geração quinhentos-eurista, que trabalha a recibos verdes, sem subsidio de férias ou de Natal.
Num país onde se diz que ainda há poucos licenciados, não há emprego para os licenciados que já existem.
No tal programa, uma telespectadora diz que as engenharias estão muito bem ao nível da empregabilidade e até sugere uma geração quase exclusiva de engenheiros. Está tão longe de nós, essa senhora! Conheço engenheiros informáticos a ganhar 500 euros por mês. Conheço pessoas com o 9º ano a ganhar o triplo. Ninguém é mais que ninguém, mas quem tem qualificações e quem lutou para as ter, devia merecer mais. Ou não?

22 Comments:

  • At 23/8/07 12:49, Blogger Angélika said…

    Ai tanta verdade que corre neste post...

    Eu ainda nem cheguei aos 600€ e embora licenciada ha alguns anos, não passo das funções "tapa buracos" mal renumeradas.
    Saí de casa dos meus pais, graças à estabilidade e sorte que o meu marido tem em ter o seu emprego fixo e ser patrão dele mesmo. Não lhe retiro o mérito de "dar o litro" todos os dias, sem horarios.
    Mas apesar de tudo está onde faz o que gosta e nunca precisou de procurar outros empregos.
    Eu sou o oposto, sou uma "salta empregos", quero ser mãe e nem sei como...
    Sou do pior que pode haver:
    MULHER, 30ANOS, LICENCIADA.

    Arranjem-me um buraco, que já em Setembro vou para as estatísticas do desemprego :(

     
  • At 23/8/07 14:02, Blogger pt said…

    É muito triste. Eu até não me posso queixar muito (enfim...)- até Outubro, porque a minha empresa foi vendida! - mas mesmo assim pergunto-me porquê que andei não sei quantos anos a tirar uma licenciatura que até foi gira, mas NUNCA serviu para nada... apetecia-me ser dona de mim própria, mas cadê coragem????

     
  • At 23/8/07 15:11, Blogger caditonuno said…

    nao vi esse programa,pois raramente ligo alguma coisa à televisao. contudo, pelo que li aqui sou mais um que tem tidosorte de chegar aos 1000e, mas este ano tive um corte de 30% e o meu contrato acaba a 31. depois em setembro logo vejo onde fui parar... se é que conseguirei alguma coisa.

    P.S: gostei do blog e já li alguns posts. beijo.

     
  • At 23/8/07 15:12, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Angélika:

    O nosso país é assim... O meu marido também não ganha mal, comparando com os tais 600 euros, mas a ajuda dos meus pais ainda é necessária... Um dia a minha mãe perguntou quando é que pensavamos casar e eu respondi que só quando eu ganhasse o suficiente. A minha santa mãe disse: casem lá que eu vou ajudando! E foi assim, como é por todo o Portugal!

    Querida PT:

    Sermos patrões não é nada fácil! Mas se tens um bom projecto em mente, porque não avançar? Vais trabalhar que nem uma desgraçada, mas pode ser que compense!

     
  • At 23/8/07 15:14, Blogger Maria Papoila said…

    Caro Caditonuno:

    Em Setembro vês onde foste parar? Professor, certo? Se és professor, digo-te já que tens sorte em ser colocado.
    Um abraço e bem vindo!

     
  • At 23/8/07 16:11, Anonymous Anónimo said…

    tens razão, os meus pais e irmãs são patrões e eu digo "vocês têm mais $, mas eu tenho melhor vida!" e é a mais pura verdade... mas eu não tenho medo de trabalho, tenho medo é de no fim do mês não conseguir pagar as contas - sabes que ser mãe sozinha (ainda que já não sou bem sozinha) dá-nos uma preocupação acrescida, porque se não comes pregado, comes sardinha, mas com putos... se eu ficar desempregada, ganho coragem! juro!

     
  • At 23/8/07 17:41, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Pt:

    É claro que, infelizmente, uma mãe sozinha fica ainda mais limitada em termos de percurso laboral que o resto das mulheres... É uma injustiça, num país onde dizem ser preciso incentivar ao aumento da natalidade, não se faz nada para apoiar as familias. Sejam "tradicionais" ou não...

     
  • At 23/8/07 18:23, Blogger MEIO MALUCO said…

    Maria Papoila,
    Eu acho que um ordenado não deve ser atribuido em função do nivel de escolaridade que tens, afinal de contas o facto de seres um bom aluno não implica que sejas um bom profissional, acho sim que a competencia, nivel de responsabilidade (cargo), e capacidade pessoal devem determinar o valor que levas para casa ao fim do mês. Farto-me de ver onde estou a trabalhar, pessoas com o secuindário bem mais inteligentes que alguns Dr. e Eng. (broncos de todo o tamanho, sem exagero) e que desempenham funções identicas mas que ganham quase metade, apenas pq não têm um canudo. Isso para mim não é justiça. Agora que em Portugal se vai de mal a pior, concordo! Que em portugal é dificil um licenciado arranjar trabalho pq é mais barato contratar alguém com memos qualificações para o fazer. Mas é mesmo um mal geral do nosso pais!!! Mas pronto, eu não gosto de comentar assutnos sérios, pq tenho opiniões diveregnets de muitas outras pessoas e depois tenho receio que os meus comentários causem aml estar e estou aqui no mundo dos blogs para em divertir. beijocas grandes Papoila, e fica bem!

    (e essa papoila que não me larga!)

     
  • At 23/8/07 19:29, Blogger Maria Papoila said…

    Meio Maluco:

    As opiniões divergentes são bem vindas!E as opiniões divertidas também. Explicaste muito bem o teu ponto de vista. É verdade, há para aí licenciados que são uns broncos, especialmente aqueles que são de gerações mais velhas,de quando para se fazer um curso bastava ser abastado. O que eu verifico é que a nossa geração, para além de ter licenciaturas, é competente e trabalhadora, mas os ordenados e os empregos não estão de acordo com as qualidades de cada um...
    (deixa lá a minha papoila de estimação sossegada, pá!)

     
  • At 23/8/07 21:17, Blogger [0-0] said…

    eu não conheço esse programa ( é que a essa hora tou a trabalhar!!!) mas, concordo com o facto de que deviamos ganhar mais, não concordo com o querermos trabalhar muito.. isso não...

    falando mais a sério... o país está a ficar m verdadeiro paraiso para grandes empresas e empresas de trabalho temporário, no entanto, acho que grande parte da culpa é de todos nós, pois sozinhos nada conseguimos, mas juntos... conseguiriamos o mundo. No entanto o portugues gosta de se queixar, está no nosso sangue.

    Deixa lá... pode ser que a Espanha qualquer dia invada isto...

     
  • At 23/8/07 23:12, Blogger Calimera said…

    Maria Papoila- Que tema foste arranjar!!!! Muito discutível
    Bem quanto à senhora de 70 anos não seria melhor ela deixar de trabalhar para dar lugar a quem precisa?
    Quantos aos licenciados ou não licenciados a minha opinião é que todos devem começar do básico e depois aí sim mostram as suas ambições, qualificações pessoais profissionais e literárias para evoluirem na cadeira.
    Desculpa não tenho nada, mas mesmo nada contra os licenciados, mas também não podem pensar que o factor de terem um nível graduado lhes dá o direito de chegar a um posto de trabalho pela primeira vez e ganhar mais que o desgraçado que trabalhou a vida inteira e ainda por cima vai ter de lhe ensinar as tarefas.
    Eu sei que a vida é assim e também acho que temos muitos directores a gerir empresas que não percebem um chavo do assunto. Vão tentando a sorte e às tantas é por isso que este país está como está.
    Entende que não estpu melindrada com o assunto apenas estou a dar a minha opinião e por conhecimento de causa a minha área é exactamente Recursos Humanos. Sei quem se contrata porque se contrata o valor atribuido à contratação enfim.
    Agora acho é que não faz sentido as pessoas terem de trabalhar até aos 65 anos quando poderiam dar o lugar a pessoas novas que querem trabalhar e aprender.
    Acredita que a licenciatura é muito importante, mas é teoria. Assim há que perceber a prática para por em prática a teoria aprendida. Salvo algumas excepções em que as próprias licenciaturas exigem a prática, p.ex. um Programador....
    Este tema é óptimo e continuava aqui a falar. mas acho que já está um testamento :)
    Tenho um presentinho para ti :)

    Beijoss

     
  • At 24/8/07 09:11, Blogger pt said…

    olha, poppy, em relação ao ser mãe sozinha e a entidade patronal, dava um blog! eu tenho uma chefe e se eu te contasse umas coisas...

     
  • At 24/8/07 09:48, Blogger Maria Papoila said…

    Olá 0-0!!

    Os espanhóis que fiquem na terrinha deles, que aqui a Papoila é pior que a Padeira!!

    Querida Calimera:

    Que discurso, sim senhora!!
    Tens razão em tudo o que dizes, mas é triste ver que um licenciado ganha quase o mesmo que um ajudante de trolha. Não sei como é na tua empresa, mas um amigo meu, empresário, diz que prefere contratar não licenciados, porque paga menos e não corre o risco de ver os trabalhadores sair para um emprego mais bem pago. É a vida, neste nosso país tão pequenino...
    Obrigada pela tua opinião e pelo presentinho!

    Querida Pt:

    Ora aí está uma boa ideia, um blog com as parvoíces da tua chefe.
    Custa-me dizer isto, mas as mulheres conseguem ser muito más umas com as outras, não é?

     
  • At 24/8/07 09:57, Blogger Diabba said…

    Mas... os mentores do progtrama acham que ng ganha menos que 1000€??

    Que não desçam à terra não... a maioria dos portugueses ganha menos de 400€ (salário mínimo). Embora em não faça a mínima ideia como é que sobrevivem...

    Compreendo perfeitamente que as pessoas deixem de pagar a renda de casa...

    Mas, por outro lado, não percebo ttas férias no estrangeiro nem tantos carros novos...

    beijos d'enxofre

     
  • At 24/8/07 10:09, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Diabba:

    Os mentores acabaram por chegar à conclusão de que quase ninguém ganha os tais 1000 euros.
    Quanto às férias e aos pópós, acredita que há muita gente endividada até às orelhas...

     
  • At 26/8/07 22:43, Blogger Gaja Boa 2 said…

    Concordo em absoluto contigo!! Assino por baixo!

     
  • At 27/8/07 00:20, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Gaja:

    É a realidade de quase todos nós!!

     
  • At 27/8/07 01:52, Blogger Marta said…

    Eu j� trabalhei na Sonae, confirmo o que escreveste

     
  • At 27/8/07 10:33, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Marta:

    Obrigada pela confirmação.
    É que às vezes as pessoas pensam que trabalhar numa dessas grandes empresas é que é bom...

     
  • At 28/8/07 00:14, Blogger Marta said…

    É uma ilusão! Eu também achava

     
  • At 3/9/07 13:45, Blogger Escritora said…

    Concordo plenamente...
    Mas realmente as "Velhinhas" com o devido respeito, não compreendem nem nunca vão compreender, porque no tempo delas, o que era bonito era ser dona de casa... Assim não haviam problemas destes, agora mulheres como nós, hummmmm, já desconfiam...

    Enfim, mais um belo ponto de vista!

    Beijinho

     
  • At 3/9/07 14:20, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Pantera:

    Por essas e por outras é que frizei várias vezes que as ditas senhoras estão muito longe de nós e da nossa realidade...

     

Enviar um comentário

<< Home