hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

quinta-feira, agosto 09, 2007

Tem dias...

Há uns tempos começou a aparecer na imprensa portuguesa um tal Sr. Berardo. Se ele já era conhecido antes, peço imensa desculpa pela grave omissão.
A primeira vez que ouvi falar dele foi quando começaram umas tais negociações sobre um museu lá para os lados do CCB. Algum tempo depois, uma das nossas televisões fez-lhe uma entrevista e apresentou-o como uma pessoa fantástica que tinha vindo do nada e que subiu a pulso.
O passado do Sr. Berardo não me interessa particularmente. Só sei que não tem decorrido uma semana em que este senhor não apareça em algum lugar da imprensa.
Às vezes irrita-me profundamente, mas doutras faz-me sorrir.
É certo que o nosso país não está habituado a que um “self made man” chegue à televisão e desate a dizer tudo o que lhe vem à cabeça, mesmo que dias depois venha desculpar-se…
Irrita-me que fale como se tivesse uma batata quente na boca e que insista em substituir CMVM por “CVM”. Será que aqueles que o rodeiam ainda não o corrigiram? Julgo que sim, mas acho que consigo imaginá-lo, com a batata quente na boca a dizer “Eu não quero cá saber disso, o homem percebe o que eu estou a dizer, não percebe? Então pronto.”
Por aquilo que vou ouvindo por aí, Joe Berardo desperta sentimentos completamente opostos: ou se adora ou se odeia.
Eu ainda não decidi. Diverte-me o à vontade com que ele acusa o BCP de fraude de colarinho branco. Diverte-me que queira lançar uma OPA ao Benfica SAD e depois não saiba explicar com a coerência de um homem de negócios qual o plano concreto.
No essencial parece-me um ser humano que sabe aproveitar a vida e que por ter dinheiro aos montes, quando deseja fazer algo, fá-lo, sem pensar se vai ou não perder uns tostões, se vai ou não ser criticado. Imagino os grandes empresários do país a sorrir nas suas costas porque não têm a coragem de lhe rir na cara, como ele lhes faz.
Ás vezes olho para ele e vejo que talvez não passe de um saloio, que “à la Alberto João” diz o que lhe dá na veneta, de forma rude e até mal-educada. Não me parece especialmente instruído, mas pelos vistos, a escola dele foi a vida. Talvez por isso lhe saiba tão bem aparecer nas primeiras páginas da imprensa.
Li aqui há dias uma entrevista que ele concedeu à revista “Sábado” em que contava que alguns americanos já o tinham aliciado a investir nos EUA e a deixar Portugal. Resposta dele (mais ou menos isto): Não, porque nos EUA eu não passaria de mais um e aqui posso fazer a diferença, porque como eu não há muitos.
Digam lá se conseguem tirar desta frase a ambiguidade que eu tirei.
Deixem-me dizer como ele: o homem nem é parvo de todo e ao mesmo tempo não esconde que o que ele quer é ser reconhecido no seu próprio país!
Continuo sem me decidir. Não sei se ame, não sei se odeie. Tem dias…

12 Comments:

  • At 9/8/07 09:11, Blogger Marta said…

    No Berardo, nunca me debrucei,quanto ao Alberto João, é todos os dias mesmo...que o odeio! Mas pronto, deixa-lo! :)

    Beijocas matinais

     
  • At 9/8/07 09:19, Blogger Maria Papoila said…

    Marta:

    Tu não te debruces em nenhum dos dois!! Vê lá se cais! ;))

     
  • At 9/8/07 09:22, Blogger Babe Certificada said…

    Na verdae, rio-me com os dois, mas enquanto acho patético o João Alberto Jardim, ainda tenho alguma consideração do Joe Berardo.

     
  • At 9/8/07 09:23, Blogger Maria Papoila said…

    Babe:

    Pois, acho que é mesmo isso que sinto...

     
  • At 9/8/07 14:10, Blogger Marta said…

    Olha também ´não caía em cima de grande coisa! lolol

     
  • At 9/8/07 14:21, Blogger Maria Papoila said…

    Hug...

     
  • At 9/8/07 21:10, Blogger Calimera said…

    Pois é... Complicado... Bem eu gostaria de uma das contas bancárias dele!!! Mais conhecido pelo Petardo :)
    E por falar em petardo, vá lá au meu cantinho porque eu fiz uma malvadeza :)
    ehehe
    Beijinho

     
  • At 9/8/07 21:22, Blogger Andreia said…

    eu não gosto do alberto joao, se ele quer tanto ser independente do Continente que faça uma petição ao raio que o parta...agora o Berardo, bem ainda não sei se gosto dele ou não, talvez não goste dele porque disse aml do Rui Costa, ok, o homem pode ja tar velho, mas sabe mais de futebol a dormir que o Joe acordado...

     
  • At 10/8/07 09:38, Blogger Babe Certificada said…

    Jovem, só para lembrar que ainda não recebi a sua confirmação para o JANTAR DE BLOGGERS DIA 24/8 EM LISBOA CITY!!!

    Estão todos convidados, é preciso que confirmem, ok?

    babecertificada@sapo.pt

    Vou de férias! Bjs

     
  • At 10/8/07 10:05, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Calimera:

    Quem não gostava, não é?
    Quanto ao desafio, logo que possa respondo!

    Querida Andreia:

    Por mim, a Madeira pode pedir a independência! Quanto à questão do Rui Costa, até eu que não sou benfiquista tive vontade de mandar o Sr. Petardo àquela parte!

    Querida Babe:

    Quando houver um jantar cá pelos lados do Porto, eu vou!
    Boas férias!

     
  • At 15/8/07 04:18, Blogger Andreia said…

    sim, ok, pronto vejamos o sr Rui Costa como jogador da seleção, o homem sabe mais daquilo a dormir que o ricaço acordado, escolheu a pessoa errada pa chamar de velho... não me digam que o Joe até é jovem, é 1 moço...

     
  • At 20/8/07 10:34, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Andreia:

    O Berardo já engoliu essa, e eu, apesar de não ser benfiquista, adorei os golos do Rui Costa. Foi a verdadeira bofetada de luva branca!

     

Enviar um comentário

<< Home