hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

terça-feira, agosto 21, 2007

Mulher de peso

Todos se lembram daquele rapaz que na escola fazia a “vida negra” aos colegas. Em todas as escolas existirão sempre pessoas que não lidam bem com a felicidade dos outros e que tratam de tentar fazer dos outros pessoas infelizes. A minha teoria foi sempre esta: só pessoas que estão de mal com a vida se comportam desta maneira anti-social.
Na escola secundária que a Papoila frequentou essa pessoa não era o habitual rapaz mal comportado. Era uma rapariga. Não criava problemas dentro da sala de aulas, mas tinha prazer em estragar a boa disposição dos outros. Era particularmente manipuladora. Assim, com o auxilio de meia dúzia de lambe-botas, tratava de infernizar a vida daqueles que lhe pareciam mais felizes. A Maria Papoila chegou a ser alvo das investidas da tal rapariga, mas azar dos azares, a Papoila não ligava e continuava feliz. Lembro-me que uma vez me mexeu na mochila e retirou de lá algumas coisas íntimas, com que tentou fazer graça. A Papoila não se deu por vencida e fez piadas com a situação. Resultado, a desgraçada nunca ficava a ganhar… Pelo menos comigo.
Por estes dias, fiz umas mini-férias, encontrei pessoas que já não via há muito tempo e foi um verdadeiro prazer. No entanto, no mesmo local onde encontrei essas pessoas de quem tinha saudades, encontrei também a tal rapariga. Alguém me tinha dito que ela, outrora com mais de 100 kg, tinha colocado banda gástrica e estava mais magra. Mal cheguei reconheci-a logo, mas fiz de conta que nem vi. Desde há muito tempo que só “vejo” as pessoas que me são queridas e não gasto as vistinhas, nem o meu latim com gente que não vale a pena.
A acompanhar a Papoila estava uma velha amiga, que também luta contra problemas de peso, mas que está a tentar resolvê-los sem recorrer a cirurgias. Andámos as três na mesma escola: A Papoila, a minha querida C. e o raio da gaja. Pensei que a fulana, com a idade, se tivesse deixado de atazanar as pessoas. Mas não. Mal apanhou a minha amiga sozinha, tratou de a ir cumprimentar e exibir a nova forma física, que diga-se de passagem, não melhorou assim tanto. Como a conhecemos de outros Carnavais, sabemos que tentou estragar a noite da minha amiga e a minha, claro. Não conseguiu e nunca vai conseguir. Isto porque a minha amiga é enorme e será sempre enorme. Mesmo que passe a pesar 50kg, a minha amiga será sempre grande.
Grande em cultura, grande em amizades, grande em alegria, em sorrisos, em bondade e em espírito.
A tal fulana nunca pesou mais de 2kg, ela é que não sabe…

26 Comments:

  • At 21/8/07 13:56, Anonymous Anónimo said…

    Existem pessoas que devem chegar a pesar 1g... acho que é o caso dessa rapariga que quer ver os outros infelizes... essa pessoa é infeliz de certeza. Tem o que merece :D

     
  • At 21/8/07 14:01, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Borboleta:

    Á hora do almoço falei sobre este post com o meu marido. Pelo meio fui relatando algumas das acções da tal rapariga, que ele só conhece de vista. Chegámos à conclusão de que parece coisa de filme. Infelizmente não é coisa de filme, é mesmo coisa de gente pobre de espírito...

     
  • At 21/8/07 17:15, Blogger Diabba said…

    Ela pode não saber, mas alguém lhe diga!! a senhora da banda gástrica é anoréctica!! 2 kg?? coitadinha, o melhor é oferecerem-lhe bolos com creme! hihihihihihi

    beijos d'enxofre

     
  • At 21/8/07 17:35, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Diabba:

    A minha vontade é mesmo entupi-la com pão-de-ló!!

     
  • At 21/8/07 17:50, Blogger Unknown said…

    heheheh... ha muitas assim e nem sao gordas de peso..!! Sao gordas de inveja!! Umas parvas invejosas!! Punha-as todas em fileirinha e atirava com ovos podres em cima de vestido Armani!!

    heeheheh...

    Bjos
    Farofia

     
  • At 21/8/07 18:00, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Farofia:

    Se a inveja engordasse, nem a banda gástrica lhe valia!! Coitada, parem lá de falar mal da gaja, que começo a ficar com pena... :))

     
  • At 21/8/07 23:49, Blogger Marta said…

    Por muito que ela mude por fora, a verdadeira mudança vem de dentro! E se ela gostasse tanto de si, partilharia alegria com os outros, não precisava de infernizar a vida a ninguem!

     
  • At 22/8/07 09:50, Anonymous Anónimo said…

    a vida de certas pessoas deve ser de facto muito triste e por isso o que devemos fazer é sentir pena delas... há gente que não percebe que sentimentos mesquinhos só fazem mal ao próprio e não aos seus "alvos"...

     
  • At 22/8/07 10:44, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Marta:

    É mesmo isso! A minha mãe sempre me disse que o importante é sermos bonitos por dentro.

    Querida Pt:

    Infelizmente há ainda muita gente assim. Por causa de gente que não se sente bem com a sua própria vida é que os conflitos à volta do mundo nunca vão acabar!

     
  • At 22/8/07 23:02, Blogger Calimera said…

    Pois, a vida é mesmo assim e é de pequenino que se torce o pepino.
    Eu no meu tempinho fui um pouco marginalizada porque como tinha tido um episódio de epilepsia fui posta completamente de lado... era a maluquinha da sala. Engano deles pois eles é que eram tolinhos..:)
    Hoje quando me cruzo com alguns deles(as) não falam do assunto, ~mas percebo que existe um peso por parte deles. Por mim tudo bem já passou e isso até me ensinou a lidar com os outros.
    Acho que de tudo que passamos tiramos uma lição. Eu aprendi a minha e eles a deles.
    Quanto a ti cag... nisso e põe ao peito, para não falar da fulana. E já agora ela paga dois bilhetes nos STCP? :)
    Beijo grande

     
  • At 23/8/07 04:42, Blogger Andreia said…

    eu fui uma bully quando andava no básico...

    há pessoas assim.... ao menos foi-lhe posta a banda...

     
  • At 23/8/07 10:20, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Andreia:

    Foste uma menina mal comportada, mas adivinho que com a idade isso te passou, não?

     
  • At 23/8/07 10:37, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Calimera:

    Pela parte que me toca, aquilo que a gaja me fez passou-me ao lado. Não suporto é que se metam com os meus amigos, percebes?
    Os teus ex-colegas ainda demonstram um certo pesar, mas esta fulana continua igualzinha. Achas normal? Treze anos depois?

     
  • At 23/8/07 20:28, Blogger Break Silence said…

    Como diz um amigo meu: Es nada gorda, assim tenho mais area para amar

     
  • At 24/8/07 03:47, Blogger Andreia said…

    ah sim claro! cheguei ao 9o e decidi deixar de infernizar a vida dos outros... até este ano que fiz mal a 1a gaja durante as prexes no secundário, ela merecia...

     
  • At 24/8/07 09:54, Blogger Maria Papoila said…

    Caro Break:

    A questão é que a tal gaja só tem área exterior. É que a área interior é mesmo pequenina e nada bonita...

    Querida Andreia:

    Não sabia que agora já se faziam praxes no secundário. Estou velha...

     
  • At 24/8/07 11:31, Anonymous Anónimo said…

    "A Papoila não se deu por vencida e fez piadas com a situação. Resultado, a desgraçada nunca ficava a ganhar… Pelo menos comigo."
    Isso não deve ser bem assim, porque decorridos bem mais de 10 anos ainda demonstra rancor e mau estar... está quase nos 30... e com tanta sapiência demonstrada neste seu blogue, deveria saber que não existe creme anti-rugas que disfarce, reflectido que fica na pele, um coração duro e amargurado por acontecimentos adolescentes passados. Se bem me recordo, naquela altura, a Papoila, também não era menina de coro (o que não é necessariamente mau e tornava-a peculiar), e tal mulher de peso a que se refere, deverá ter certamente também um rol de queixas suas... não sei quem tem razão, mas penso honestamente que deveria ter aproveitado a altura em que encontrou a tal colega de secundário para lhe dizer pessoalmente o que pensa dela e não aproveitar-se deste espaço e difamar quem eventualmente não possa, por desconhecimento, defender-se.
    De si esperava um bocadinho mais e melhor, pelo menos em obediência aos princípios de honestidade e moralidade que prega em praticamente todos os posts que pululam neste seu blogue.
    Cumprimentos amistosos

     
  • At 24/8/07 12:25, Blogger Maria Papoila said…

    Olá Suspiro de Enfado!

    Já que parece conhecer-me de outras vidas, talvez devesse identificar-se, não?
    Isto a propósito da sua referência aos princípios de honestidade, claro!
    Quanto aos acontecimentos de há anos atrás fique a saber que as previsões da minha querida amiga C. se cumpriram. É que um dia ela disse-me o seguinte: "Um dia, vais olhar para tudo isto, com olhos de gata sábia e sorrir." E a verdade é que sorrio e até conto algumas passagens aos meus amigos, com as quais toda a gente se parte a rir!
    Se costuma ler o meu blog e se leu atentamente o que escrevi neste post em concreto, verá que não estou a difamar ninguém, nem guardo rancores. Só me causa admiração que pessoas à beira dos 30 insistam em ser mesquinhas. A minha amiga C. de que falo no post, luta contra um problema grave, luta com todas as forças e o que ela menos precisa é de gente a empurrá-la para baixo. Sabe, Suspiro de Enfado, aquilo que me fazem a mim é completamente irrelevante, porque tenho uma couraça rija que dá para tudo. Agora, o pior que me podem fazer é meterem-se com aqueles de quem gosto.
    Quanto ao rol de queixas da sua amiga de peso, olhe, não me arrependo de nada do que fiz. Só daquilo que não fiz. Quanto ao creme anti-rugas, não uso nem nunca usei. Bons genes, lembra-se?
    Apareça sempre!

     
  • At 24/8/07 12:38, Blogger Break Silence said…

    O papoila nao sabia que eras diabinha no passado :P mas olha subiste muito na minha consideração com esta resposta.
    Quanto ao anti rugas.... deixa la eu tambem nao uso. e devo ter um ou dois anos a mais do que tu.
    Ao Suspiro, digo que ele me faz lembrar uma certa pessoa que eu conheço, mas que não quero acreditar que seja, quanto mais que nao seja pelo total desprezo que semelhante pessoa me merecia na altura, quer pelas suas intrigas, atitudes mesquinhas e bocas estupidas a que estava habituado a nos prendar.

     
  • At 24/8/07 13:07, Blogger Maria Papoila said…

    Break:

    Ó caraças, mas tu também me conheces do mundo lá fora?
    Que raio...

     
  • At 24/8/07 15:33, Anonymous Anónimo said…

    Papoila!
    Suspiro Enfadado!
    Break Silence!

    Pelo visto andamos todos no mesmo sítio (a Papaiola eu sei que sim), logo o meu obrigado a todos! Sinto-me como se tivesse 16 anos. AH ... que saudades daquelas belas confusões , que não serviam para absolutamente nada ...

     
  • At 24/8/07 15:35, Blogger Maria Papoila said…

    Carneiro, meu velho amigo:

    Isto é simplesmente hilariante!!
    Acho que vou começar a escrever umas memórias, a ver se o ambiente aquece! ;))

     
  • At 25/8/07 11:31, Blogger Break Silence said…

    Aqui a tempos dei-me ao trabalho de ler um blog de uma miuda de 16 anos.
    Realmente as coisas de a 15 anos para ca nao mudaram muito. Digo eu.
    As mudanças principais, digo eu passam porque agora aos 14 anos ja andam na cama uns dos outros, e arranjaram uma linguagem que ainda um dia farei um dicionario sobre ela, exemplo: Xd, ta-se, pk, ya e afins que nao consigo descodificar.
    As intrigas de liceu, a maldade etc, esta la toda.
    Quando chegarem a nossa idade talvez percebam o tempo que perderam com parvoices.
    Beijos

     
  • At 25/8/07 11:43, Blogger Maria Papoila said…

    Querido Break:

    Acho que essas parvoíces são necessárias ao crescimento de todos nós! O liceu é onde aprendemos que nem todos podem ser nossos amigos e que às vezes a sociedade é uma verdadeira selva. Assim, é na idade do liceu que aprendemos a defender-nos!

     
  • At 3/9/07 13:40, Blogger Escritora said…

    Gostei imenso do texto, e considero que essa é mesmo a atitude certa para pessoas como ela.
    Mas o que eu gostei mesmo foi da apreciação da tua amiga e a conclusão... Muito boa analogia, gostei mesmo...

    Brijinho

     
  • At 3/9/07 14:19, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Pantera:

    A ideia era mesmo essa, dizer a toda a gente que a minha amiga é uma grande mulher e que merece tudo de bom!

     

Enviar um comentário

<< Home