hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

sexta-feira, agosto 24, 2007

Dúvida social

Estava aqui a pensar com os meus botões:
Não será mais justo os casais combinarem e cada um dos membros gozar de metade da licença de parto? É que os homens também contribuíram para o nascimento da criança. Não será justo que também eles possam usufruir de uns tempos em casa a ver o rebento crescer? Sim, eu sei que isso já está previsto na lei, mas quase ninguém aproveita!
E depois também resolviam aquele velho problema das mulheres: não serem contratadas pelas empresas porque têm o dom de poderem ser mães… Até parece que os homens não têm capacidade para serem pais!

17 Comments:

  • At 24/8/07 10:36, Blogger Diabba said…

    Pq apesar das aparências as mentalidades não evoluem...

    Qm vai com os filhos ao médico? Quem fica em casa quando estão doentes? Quem faz qse tudo em casa?

    As mulheres deixam e eles aproveitam...

    Sabes quais são os homens que ficam em casa "de parto"?? Os que têm ordenados chorudos e a mulher ganha menos... assim ficam de férias e o ordenado continua a entrar.

    Beijo d'enxofre

    PS: a mentalidade é tão igual à de D. Afonso Henriques que, tenho qse a certeza que todos os homens gostavam de casar com uma virgem...

     
  • At 24/8/07 10:43, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Diabba:

    Subscrevo, subscrevo mesmo tudo!!

     
  • At 24/8/07 18:20, Anonymous Anónimo said…

    Acho que tens razão. Eles deviam estar mais tempo em casa com os filhos para se "inteirarem" mais a fundos das lides domésticas :D.
    Beijo e bom fds.

     
  • At 24/8/07 18:23, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Borboleta:

    Ainda não tenho filhos, mas pçosso assegurar que o meu marido já mudou mais fraldas que eu! ;))

     
  • At 25/8/07 00:08, Blogger lamia said…

    Na Suécia, os pais revezam-se na licença de parto e o estado ainda lhes paga para isso. Na Suécia também existe a maior taxa de suicídio a nível da Europa, mas isso não interessa nada. :D Buga lá procriar!

     
  • At 25/8/07 03:21, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Lamia:

    Não vamos começar a comparar o nosso país com os países nórdicos, senão vamos sentir-nos mesmo, mesmo pequeninos!
    Quanto ao suícidio, eles que façam solário que isso passa!

     
  • At 25/8/07 04:01, Blogger Andreia said…

    o meu pai tem 2 colegas que teem filhos e ja gozaram a licença de parto... o meu pai teve mais tempo comigo durante a minha infancia do que a minha mae...(daí a ter-lhe muito mais respeito)...

    nao me venham com a Escandinávia, isso sim são países...

    beijos

     
  • At 25/8/07 11:06, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Andreia:

    Isso � muito bom, mas ainda h� muito poucos casais a faz�-lo...

     
  • At 26/8/07 21:12, Blogger Calimera said…

    Olá Maria Papoila lá venho eu melgar :)
    Pois é, mais um post inclinado para a minha área.
    Ora os homens têm direito a gozar a licença parental e paternidade ou após o nascimento ou após os dias de parto da mulher.
    Estes dias são subsidiados pelo organismo competente. Têm é de preencher umas papeladas, que diga-se de passagem, é sempre complicado :)
    Minhas kridas(se por acaso for necessário ficar a tomar conta do bébé), no dia em que os vossos maridos disserem que ficam em casa e vos mandam para o trabalho, eu gostava de ser mosca para vos ver :)
    Temos de nos assumir :) nós gostamos mais de ficar, temos confiança neles, mas..... há sempre um mas....
    Maria Papoila não sou feminista, acho que antigamente era exagerado o conceito machista. E ainda bem que a sociedade evoluiu.
    No entanto acho que entre homem e mulher cada um no seu galho. Não gosto muito de ver as mulheres a lutar pelo feminismo, porque um homem também não pode parir. Há situações que são mais adquadas aos homens muito embora as mulheres o possam fazer.
    Enfim.... :)
    Gosto dos teus post.
    Beijo grannnde

     
  • At 27/8/07 00:17, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Calimera:

    Ás tuas custas vou fazendo um mini-curso de gestão de recursos humanos!!
    A questão que eu queria aqui focar não era só a das obrigações "caseiras" dos homens. Era mais uma pergunta, que confesso, acabou por não sair bem...
    Será que se a licença de parto fosse gozada pelos homens com mais regularidade, as mulheres teriam mais facilidade em arranjar emprego?
    Tenho amigos empresários que me confessaram que evitam contratar mulheres e uma das razões é precisamente a licença de parto.
    É claro que eles não dizem isto a toda a gente... Ah, esses amigos têm a nossa idade!
    Por outro lado, conheço homens que entendem mais de crianças do que as mulheres.
    Continua a dar-me o curso grátis, sim? ;))

     
  • At 27/8/07 01:50, Blogger Marta said…

    Ainda temos tanto que evoluir em mentalidades e sistemas!

     
  • At 27/8/07 10:03, Anonymous Anónimo said…

    Sabes, Poppy, eu sempre quis que o meu ex tomasse conta do nosso filho como eu porque tinha medo de morrer... afinal ele saiu de casa quando o ZM tinha 9 meses e eu fiquei mais descansada (!!???) porque sei que ele, ao menos, sabe cuidar do filho! Mai uma razão para eles serem pais activos, nunca sabemos o que vai dar no final!

     
  • At 27/8/07 10:31, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Marta:

    Há cerca de 30 anos, no nosso país, os maridos tinham o direito de bater nas mulheres e as mulheres só podiam viajar para fora do país com autorização dos maridos... As mentalidades mudam, mas devagar!

    Querida Pt:

    Vais agora morrer, que ideia!!

     
  • At 27/8/07 11:45, Anonymous Anónimo said…

    sim, o gajo morreu 1º!!!! ahahahaha

     
  • At 27/8/07 12:14, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Pt:

    A isso chama-se "ver o copo meio cheio".
    Faz bem rir daquilo que à primeira vista não dá vontade de rir.

     
  • At 29/8/07 21:49, Blogger Babe Certificada said…

    Essa parte de metade da licença de parto, não subscrevo,porque afinal de contas a mulher passa por um sofrimento infernal e ainda tem de recuperar, ao mesmo tempo que vai amamentando o bébé, entre outras coisas.

     
  • At 30/8/07 10:30, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Babe:

    Na minha opinião, a licença de parto até devia ser alargada!!
    Eu só gostava de ver os efeitos da partilha da licença no mercado de trabalho se os homens gozassem sempre uma parte.

     

Enviar um comentário

<< Home