hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

sábado, janeiro 12, 2008

Naïf

Já não é a primeira vez que me acontece. Não sei se também acontece às outras pessoas ou se vai continuar a acontecer ao longo da minha vida. Às vezes acontece sem eu dar por isso. Acontece mais frequentemente nas alturas em que pratico uma actividade qualquer que não me exija qualquer esforço mental, ou raciocínio. Desta vez estava a meter a roupa na máquina e o mesmo pensamento assaltou-me. Porque raio fui tão ingénua? Já não é a primeira vez que a questão me surge. De repente, lembro-me de uma situação qualquer do passado e fico danada comigo mesma. Fui mesmo ingénua, repito mentalmente para mim mesma. Ás vezes sorrio e penso na palavra naïf. Mas só consigo sorrir quando a ingenuidade não teve qualquer importância. Sorrio quando se trata de um caso de ingenuidade que não me prejudicou, ou quando o caso, apesar de ter uma certa gravidade, se deu há tempo suficiente para eu poder sorrir.
É que até nem costumo ser ingénua! Penso eu, quando me revejo no presente. Mas de cada vez que me lembro de coisas passadas, verifico com tristeza, que fui mais ingénua do que aquilo que penso ser. Haverá uma receita para deixarmos de ser ingénuos, ou isto é coisa que só vamos aprendendo ao longo da vida? Acredito que deve haver receita. Só pode! A minha mãe tem mais de 50 anos e continua ingénua. A minha tia tem 40 e é das pessoas mais ingénuas que conheço. Já para não falar da minha amiga que tem mais de 20 mas conserva a ingenuidade de uma menina de 15.
Ser ingénuo será uma coisa boa? Nutro carinho por pessoas ingénuas. Tenho um cantinho no meu coração, muito especial, guardado para as pessoas ingénuas, mas quando me toca a mim fico danada comigo própria. Não me posso permitir ser ingénua, sinto-me desprotegida e não gosto da sensação. Felizmente, na maior parte das vezes só me dou conta da minha ingenuidade algum tempo depois dos acontecimentos.
Tenho o hábito de proteger as pessoas ingénuas que me rodeiam. Dou-lhes conselhos, acarinho-as em doses superiores ao usual em mim. Mas o que eu queria mesmo, era nunca ser naïf.
Naïf, gosto desta palavra. Não gosto é dos momentos em que o passado me assalta para verificar e certificar a minha ingenuidade.
Resolução de ano novo: deixar de ser ingénua. Alguém tem a receita certa para que isto pare de me acontecer?

16 Comments:

  • At 13/1/08 12:35, Blogger Cati said…

    Receitas não há... mas antes ser ingénua do que hipócrita ou cínica!
    A ingenuidade faz-nos tomar decisões das quais nos arrependemos depois... mas também faz com que não vejamos o mundo tão negro, pinta a vida de outras cores. Obviamente que ser demasiado ingénuo é estupidez, temos de abrir os olhos para a vida!

    Que deixes de ser naïf... se é o que desejas! Mas nunca o deixes de ser completamente...

    Ume beijoca, feliz 2008!

     
  • At 13/1/08 17:51, Blogger carmuue said…

    olha amiga, às vezes acho que sou a rainha da ingenuidade, e como isso me revolta! mas outras vezes agradeço a minha ingenuidade que me distingue tão claramente dos que não dão ponto sem nó, não fazem nada sem segundas intenções, posso não ser tão esperta como outros mas durmo tranquila...

     
  • At 13/1/08 23:43, Blogger astronauta said…

    Dupla resolução de ano novo: ser MUITO ingénuo e comer tanto muito alho cru como cebola crua. Dizem que fecha a aura a boas e más energias ...

     
  • At 14/1/08 11:41, Blogger Luazinha said…

    A ingenuidade nos dias q correm é uma virtude! Cada vez mais impera o altruismo e a hipocrisia...
    Continua ingenua e pura...
    Kiss

     
  • At 14/1/08 12:59, Blogger Marta said…

    Olha eu não sei a receita!
    Sou muito perspicaz numas coisas e muito ingénua noutras!
    Só quando me sai o tipo pela culatra é que acordo para a vida! Eu acho que a receita é aprendermos com os erros e irmos mudando de atitude!

     
  • At 14/1/08 15:35, Blogger Andreia said…

    não há receita para a ingenuidade, vai-se lá com o tempo...lol

    beijos

     
  • At 15/1/08 10:43, Blogger Vício said…

    tem cuidado com os falsos ingénuos!
    há pessoas tão espertas que a sua ingenuidade é criada para caçar o carinho de outras pessoas, como tu dizes nutrir e quando esses verdadeiros ingenuos se dão conta das coisas... too late!

     
  • At 15/1/08 17:34, Anonymous Anónimo said…

    Talvez a receita seja estares mais atenta, desconfiares um pouco mais do que te envolve... Mas sei o que queres dizer, porque às vezes, a ingenuidade acompanha-me também! Mas para deixares de ser ingénua terás de abdicar, talvez, de um pouco da tua pureza que guardas dentro de ti... É uma opção! Eu prefiro ser ingénua e ignorar algumas coisas...
    Beijinho

     
  • At 21/1/08 16:29, Blogger Marta said…

    vai ao mail

     
  • At 22/1/08 18:36, Blogger S. said…

    hummm... ser ingénua permite-nos sonhar. Eu não sei ser de outra forma e não sei se queria.

     
  • At 25/1/08 12:26, Blogger Salvadorvet said…

    Olá MP :)
    Pela descrição que deu da ferida do gatinho parece-me (em medicina deve-se usar "parece-me" porque a biologia não é linear e as certezas são impossíveis)que o antibiótico não está a conseguir fazer face à infecção. Sugeria-lhe que falasse com o colega que viu o gato e expresse-lhe as suas preocupações e ele decerto encontrará uma solução (esta é a via mais económica) senão terá de ir à outra clínica e pedir a "segunda" opinião , porque como poderá entender é inexequível dar uma segunda opinião sem observar a ferida. No entanto, não seria má ideia comprar Rifocina numa farmácia e fazer a aplicação dentro da cavidade do abcesso(topicamente). Espero que tudo corra bem.
    PS. gostei dos seus escritos.

     
  • At 25/1/08 13:37, Blogger Maria Papoila said…

    Sal:

    MUITO OBRIGADA POR TUDO!!

     
  • At 6/6/08 20:54, Anonymous Anónimo said…

    Maria, voce montou outro blog ou esta so de ferias? Descobri que tenho familia em Portugal e que estao em diferentes cidades, mas apenas consegui falar com os que ainda vivem em Solveiro, em Tras os Montes. Fiquei muito feliz. Um grande beijo e espero que esteja bem!

     
  • At 7/6/08 09:58, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Rita, não estou de férias nem tenho outro blog, tenho é muito trabalho :))
    Não conheço Solveiro, mas se vc precisar de algo de Trás-os-Montes, avise!!
    Beijo

     
  • At 10/12/08 00:38, Anonymous Anónimo said…

    Ó maria papoila já não escreves assim há tanto tempo? A maria papoila é aquela mulher irreverente e linda (a mais bonita) de olhos d'água, a quem eu um dia dei uma "bengalada" e que me fez escrever vários textos secretos, não é?
    ZZBA

     
  • At 19/5/10 15:18, Blogger Nelly said…

    Ola Maria Papoila!
    Hoje disseram-me que eu era um pouco naif...vim à net procurar um pouco mais o signifificado do que já sabia...e descobri o teu blog :)
    Idenfifico-me imenso contigo, incrivel mesmo...Daí, os comentarios que li foram uma mais valia tambem para mim!! obrigada a todas;)

     

Enviar um comentário

<< Home