Querido Pai Natal
Querido Pai Natal:
Este ano, após tantos anos sem te escrever, decidi pedir-te um presente.
É um presente para mim, mas não só, é um presente para o meu Douro.
Sabes, Pai Natal (desculpa tratar-te por tu, mas já te conheço há tanto tempo), o Douro está à beira da ruptura. Os produtores de vinho estão quase na miséria (excepto, claro os senhores ingleses que há tantos anos vivem por lá e possuem quintas que nunca mais acaba), os comerciantes, então, nem te digo! O meu Douro precisa mesmo da tua ajuda. É uma região linda, linda, linda, mas esquecida por aqueles que nos governam e governaram.
O Douro precisa de ajuda, grita por ajuda, mas parece que ninguém ouve. Ainda aqui há dias ouvi algumas pessoas que moram e trabalham por lá, dizerem que não sabem de que vive a região neste momento. Suponho que esteja a viver das parcas economias, que desconfio estarem no fim…
No Douro produz-se o Vinho do Porto, que era um vinho exclusivo, que só podia ser produzido por lá, com as uvas de lá e pelas mãos dos de lá, mas agora, por causa de uma decisão de um organismo internacional qualquer, o vinho já pode ser produzido na Austrália, ou noutros países à volta do mundo. Como resultado disto e de outras coisa que demorava muito a explicar, o trabalho na lavoura também escasseia.
O Douro é uma região muito bonita, dizem que tem grande potencial para o turismo, mas sabes, as empresas metem os turistas nos barcos, sobem o rio e não param em quase lugar nenhum, porque dentro dos barcos há camas, comida e música tradicional. Essas empresas geram emprego, claro, mas a maior parte dos empregados nem são do Douro, são de uma cidade muito grande, o Porto, não sei se conheces. Essas empresas também estão, na sua maioria, sedeadas nessa tal cidade grande. Ou seja, neste momento o Douro funciona como um centro comercial aos Domingos: vê-se muita gente a passear por lá, mas ninguém entra nas lojas, nenhum turista gasta um único euro, nesse enorme centro comercial, cheio de montras lindas, cujas lojas não são visitadas. O centro comercial fica sujo, é usado, mas lucros, nem vê-los. Sim, eu sei que o dinheiro não é tudo, mas sem dinheiro morre-se de fome e o Douro está a viver das últimas migalhas.
Agora o governo pretende criar novas regiões de turismo e ouvi dizer que o modo como o tencionam fazer, vai prejudicar ainda mais o meu Douro.
Assim, querido Pai Natal, como esta carta já vai longa, termino, pedindo-te de presente para o meu Douro, prosperidade, dirigentes corajosos e investidores visionários.
Obrigada e Feliz Natal!
13 Comments:
At 16/12/07 00:06, S. said…
Querida Papoila,
Não sendo eu o pai natal, devo dizer-te que a tua carta é enternecedora e o que pedes é demais justo. Haveria até mais regiões dignas de tais pedidos. Portanto, subscrevo o teu pedido, alargando-o contudo às restantes regiões do interior, onde o trabalho e a prosperidade rareiam. Mais um vez, com votos de um feliz natal, para ti e para as gentes do Douro,
Sofia
At 16/12/07 11:23, Maria Papoila said…
Querida Sofia:
Sim, eu sei que há mais regiões a precisar de ajuda, mas como o mosto das uvas do Douro me corre no sangue, não resisti a destacar o lugar onde eu nasci. As gentes do Douro não estão habituadas a queixar-se, a unir-se para reclamar direitos, porque as pessoas daquela região são humildes e trabalhadoras e acham sempre que com saúde e vontade de trabalhar tudo se resolve. Ás vezes não é bem assim e é preciso algo mais. Obrigada pelos teu votos e Boas Festas para ti e para os teus!
At 17/12/07 11:39, Marta said…
Porque não escreves antes ao Pinto da Costa!
At 17/12/07 11:44, Maria Papoila said…
Marta:
Não percebi... ao PC? Porquê?
Estarás a confundir a região do Alto Douro, mais conhecida por Região Demarcada do Douro, com o Douro Litoral?
At 17/12/07 19:09, Cati said…
Hmmm... é realmente uma vergonha o que estão a fazer ao interior do país... A ver se o Pai Nata te ouve e ainda resolve, pleno de espírito natalício, alargar este pedido ao resto do nosso interior!
Um super beijinho!
At 17/12/07 20:59, Anónimo said…
Concordo plenamente com esse pedido ao Pai Natal :) Uma região tão linda, que poderia ser tão lucrativa para a região e país, e está completamente ao abandono :(
At 20/12/07 10:38, Marta said…
Não, porque ele é que faz milagres pelo Porto! :)
At 23/12/07 19:26, Cati said…
Boas festas papoila!!!
Um grande beijinho!
At 23/12/07 23:21, caditonuno said…
nao há posts mais recentes? no meu blog há!
bem, bom natal e poucos doces.
At 1/1/08 18:00, S. said…
Papoila, desejo-te um 2008 "FUNTÁSTICO", cheio de sucesso a todos os níveis! Já agora, para todas as regiões do interior também! ;)
At 2/1/08 20:25, Borboleta Endiabrada said…
bom ano!!Tudo de bom pra ti!!Amor,paz alegria,sexo e já agora muito dinheirinho que tb dá jeito!!
Beijinhos endiabrados
At 5/1/08 18:54, eudesaltosaltos said…
Muito boa carta ao Pai Natal. :) espero q sejas atendida. bj
At 9/1/08 13:04, Anónimo said…
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.
Enviar um comentário
<< Home