hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

domingo, outubro 14, 2007

Diplomacia

Um comentário deixado aqui no blog fez-me pensar.
Quando vejo um filme qualquer em que uma mulher, ou alguém que lhe é querido, está em perigo, barafusto.
“Que raio, ó minha estúpida, prega-lhe com uma jarra na cabeça!” – é uma das minhas frases habituais, entre muitas outras de incentivo à resolução imediata da questão.
É claro que se fizessem o que lhes digo, o filme não duraria mais de 20 minutos.
Fui sempre assim, desde miúda. Não só quanto aos filmes, mas também quanto à vida.
Ainda ontem, a propósito de uma garota que tem medo de tirar a carta porque acha que se iria distrair com o auto-rádio, respondi de forma pragmática: “é fácil, compra um carro sem rádio!”
Veja-se o exemplo do post anterior! A minha amiga, segundo a minha opinião, está a perder tempo com quem não a merece, por isso, só me apetece gritar-lhe um monte de palavras de incentivo. Estou a pontos de a mandar dar com uma jarra na cabeça do fulano, mas consigo conter-me.
Em criança, se eu e as minhas primas fazíamos asneiras, nunca entrava em desespero e tratava de arranjar solução para nos safarmos de mais uma enrascada.
Tudo tinha de ter resolução imediata.
Com a idade fui aprendendo que há coisas que só o tempo resolve.
Por exemplo,discuto com um amigo. Depois converso com ele, na minha eterna ânsia de resolver, mas sei que só o tempo apagará as palavras ou os actos mais graves. Tudo bem, desde que esse tempo não demore muito a passar!
Chego à conclusão de que a minha atitude pragmática só resulta se for acompanhada da mais perfeita diplomacia.
A Papoila aprendeu a controlar-se e a respeitar o tempo dos outros! Nada mau…

39 Comments:

  • At 14/10/07 15:09, Blogger S. said…

    Impaciente e impulsiva!!! Até um pouco selvagem! És cá das minhas!
    Mas sim, às vezes é melhor estar calado e esperar que o tempo passe e a poeira assente!!! Tás a ficar sábia também! Eu já há algum tempo que domino a teoria, mas na prática ainda cometo muitos actos impulsivos demais... mas uma coisa é certa, doa a quem doer, a minha boca acaba sempre por dizer a verdade do que penso! É mais forte que eu!

     
  • At 14/10/07 16:12, Blogger Cati said…

    Chiça, eu também sou muito assim! Mas, em conjunto com o sentido prático, também há situações em que sempre tentei ser diplomática- principalmente situações em que eu mesma não esteja envolvida! Como diz o povo - "pimenta no cu dos outros é refresco"!!!

    Mas a verdade é que o passar dos anos ensina-nos muita coisa - a paciência é a maior lição!!! O que significa que eu ainda tenho por volta de 18 anos... hihihi!!!(",)

    Beijinho, boa semana!

     
  • At 14/10/07 20:11, Blogger Diabba said…

    Eu gosto da ideia da "jarra na cabeça"!!

    O tempo é um bom conselheiro, em alturas de grande stress, opto sp pelo silêncio, para nao dizer nada que dp me venha a arrepender...

    beijo d'enxofre

     
  • At 15/10/07 04:47, Blogger Marta said…

    Ora aí está algo que eu peciso aprender, respeitar o tempo de cada coisa porque cada coisa tem um tempo próprio, cada pessoa também e eu ainda vou muito longe de estar controlada!

    ( xiça ainda bem que não me mandaste com uma jarra a mim, ainda bem que voltei antes disso ) :)

    bejufa

     
  • At 15/10/07 07:59, Blogger Pitucha said…

    Sou como tu! E como tu tive que aprender a parar, a respirar...mas ainda me custa!
    Beijos

     
  • At 15/10/07 11:05, Blogger Hélder said…

    Agora que aprendeste isso, por acaso não queres abrir aulas? Há quem precise...

    Beijinho.

     
  • At 15/10/07 11:34, Blogger Maria Papoila said…

    Queridas Sofia,Marta e Pitucha:

    Contar até dez antes de abrir a boca resulta mesmo!!

     
  • At 15/10/07 11:35, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Cati:

    A primeira parte do teu comentário enganou-me...
    Com que então ainda nos 18, ãh?

     
  • At 15/10/07 11:36, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Diabba:

    Por vezes o silêncio é mesmo de ouro...

     
  • At 15/10/07 11:37, Blogger Maria Papoila said…

    Caro Htsousa:

    Ainda estou longe do mestrado, logo, ainda não posso dar aulas!
    Será que dava dinheiro?

     
  • At 15/10/07 12:18, Blogger pt said…

    a papoila é espertíssima... a pt nem por isso!!!! quem me dera ser como tu! eu sou muita burra e acho que só faço disparates na minha vida! socorro!

     
  • At 15/10/07 12:38, Blogger Hélder said…

    Para aprender a aceitar placidamente o tempo dos outros??

    Eu pagava!

     
  • At 15/10/07 12:47, Blogger MEIO MALUCO said…

    Olá, é impressão minha ou notei um certo tom de agressividade no comentário que deixas-te no meu blog?
    Aproveito para deixar claro que as coisas que eu escrevo são derivadas da minha estupides natural, e que não devem ser levadas a sério. Alias, eu até estou a ponderar sugerir à Blogger a criação de um bloqueador para o meu blog, que só deverá deixar entrar quem levar as coisas na brincadeira, ou isso ou então começo a escrever post a auto criticar-me.

    Bjs saudosos.

    PS: a papoila vai mesmo continuar agarrada ao meu cursor sempre que eu cá vier, não vai?

     
  • At 15/10/07 14:21, Blogger MEIO MALUCO said…

    Pode-se e deve-se, e assim serás sempre mais que bem vinda :)

     
  • At 15/10/07 15:45, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Pt:

    A Papoila já foi burríssima! Agora é só burrinha, porque já se controla melhor.

     
  • At 15/10/07 15:46, Blogger Maria Papoila said…

    Htsousa:

    Não me dês ideias!!

     
  • At 15/10/07 15:47, Blogger Maria Papoila said…

    Meio Maluco:

    Espero que já estejas mais calmo...
    Lê o meu post! Aprende a contar até dez, antes de...
    ;))

     
  • At 15/10/07 17:54, Anonymous Anónimo said…

    Ai como te entendo!! Sempre tive essa dificuldade também. Tentar contar até 10 às vezes não resulta... Conto só até 5... Mas a idade vai ensinando a controlar este pequenino defeito ;)

     
  • At 15/10/07 18:17, Blogger MEIO MALUCO said…

    1,2,3,4,5,6,7,8,9,10... e agora, faço o que? (isto deve ser mais uma daquelas cenas complicadas e tipicas das mulheres)
    :P

    Até amanhã!

     
  • At 15/10/07 18:25, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Borboleta:

    Até cinco... Já não é mau!!

     
  • At 15/10/07 18:26, Blogger Maria Papoila said…

    Caro Meio Maluco:

    Enquanto contas, vais pensando naquilo que vais dizer.
    Ok, esqueci-me que os homens só conseguem fazer uma coisa de cada vez.
    Tens razão, é coisa só pra gajas!!

     
  • At 15/10/07 23:02, Blogger S. said…

    olá outra vez... prémio para levantar lá no meu tasco, se me deres tal honra!!!
    Boa semana ;)

     
  • At 15/10/07 23:28, Blogger Cati said…

    ai olha... dei-te o mesmo prémio!!! LOL
    Deixa lá, é sinal que o teu blog é mesmo fixe!!!

    Beijocas!!!

     
  • At 16/10/07 00:27, Blogger Maria Papoila said…

    Queridas Sofia e Cati:

    Que embaraçada me deixaram!
    Onde é que já se viu? Uma papoila vermelha de timidez...
    ;)
    A sério, obrigada, vocês são umas queridas.

     
  • At 16/10/07 00:31, Blogger S. said…

    Podes descorar... os bons blogues são para premiar! ;)

     
  • At 16/10/07 00:50, Blogger Cati said…

    De nada Maria!!!
    Se o prémio foi dado pelas duas, alguma coisa quer dizer!!! E olha que somos "almas gémeas" de muito bom gosto!

    Uma beijoca e... não tens de quê!!!

     
  • At 17/10/07 17:45, Blogger Borboleta Endiabrada said…

    epá, desde que nao me does a jarra na cabeça esá tudo bem!!

    Beijinhos endiabrados

     
  • At 17/10/07 18:35, Blogger Maria Papoila said…

    Querida Endiabrada:

    Estás segura, não te preocupes!!

     
  • At 18/10/07 19:19, Blogger eudesaltosaltos said…

    eu ando a aprender isso... bj

     
  • At 18/10/07 19:48, Blogger darkman said…

    muito bem. adorei a do carro sem rádio! lol

    pedro

     
  • At 19/10/07 13:33, Blogger darkman said…

    tomar café contigo...

     
  • At 19/10/07 14:31, Blogger Maria Papoila said…

    Darkman:

    O meu marido também quer ir!!
    ;)

     
  • At 22/10/07 21:58, Blogger Vício said…

    conheces a historia de um miudo que era bastante revoltado e por conselho do pai sempre que se irritasse pregava um prego numa tabua?
    passado uns tempos, quando aprendeu a controlar-se, o pai mostrou-lhe a tabua sem os pregos para lhe mostrar que as marcas ficam sempre!

     
  • At 28/10/07 00:06, Blogger Vladimir said…

    Qual é a sua opinião sobre a desconfiança?

     
  • At 30/10/07 11:56, Blogger pt said…

    muito boa história, vício... tenho tanta coisa para ensinar ao meu filho! espero que ele aprenda o que eu lhe ensine e não o que eu fizer!

     
  • At 31/10/07 16:09, Blogger MEIO MALUCO said…

    Paoila, em resposta à pergunta que deixaste no meu blog, vais ao http://www.statcouter.com e regista o teu blog, a partir dai podes verificar diariamente "n" coisas, numero de pessoas que acedem de onde acedem, o tempo que duram as visitas etc e tal, e ficas a saber coisas engraçadas (eu pelo menos fiquei lol).

    Bjs

     
  • At 31/10/07 16:09, Blogger MEIO MALUCO said…

    Paoila, em resposta à pergunta que deixaste no meu blog, vais ao http://www.statcouter.com e regista o teu blog, a partir dai podes verificar diariamente "n" coisas, numero de pessoas que acedem de onde acedem, o tempo que duram as visitas etc e tal, e ficas a saber coisas engraçadas (eu pelo menos fiquei lol).

    Bjs

     
  • At 19/11/07 01:46, Blogger Cati said…

    Já não voltas???
    Beijinho...

     
  • At 2/12/07 19:51, Blogger Manuel Campos said…

    Sempre cheio de controvérsias este blog :D

    bjinho

     

Enviar um comentário

<< Home