hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

terça-feira, julho 24, 2007

Bruxismo - I - O alerta

“O bruxismo, também conhecido como briquismo, é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono.”

A Maria Papoila tem este problema. Só descobri que o tinha quando comecei a partir dentes sem qualquer explicação e quando o meu marido me contou que sabia que eu já estava adormecida a partir do momento em que começava a ranger os dentes…
Apesar dos trocadilhos que os amigos possam fazer, o bruxismo não tem graça nenhuma.
Parti um pré-molar e lá vou eu outra vez ao dentista ver o que posso fazer para tentar manter o dente…
Sempre tive orgulho nos meus dentes: alinhados, sem nunca ter usado aparelho, cáries raras e esmalte brilhante. Afinal, os meus maxilares, altamente musculados, já deviam ter alertado um qualquer dentista dos que ao longo dos anos consultei.
Assim, deixo aqui um alerta, já que 15% da população sofre do mesmo problema:
Verifiquem com toda a certeza se não sofrem de briquismo e se tiverem a mínima desconfiança, falem com um bom dentista!

5 Comments:

  • At 26/7/07 11:09, Blogger Vício said…

    e pensaste em dormir com algo na boca que evitasse que a fechasses para que os dentes nã otocassem uns nos outros?

     
  • At 26/7/07 15:54, Blogger Maria Papoila said…

    Querido Vício:

    Isso de que falas existe!
    É feito à medida de cada boca e chama-se goteira. Custa a bela quantia de 550 euros, mas para evitar ter de fazer duas, primeiro tenho que reconstituir os dentes partidos, que já são dois, o que custa a módica quantia de 2500 euros!! Por isso, uma coisa de cada vez, senão vou à falência!
    Beijos

     
  • At 28/7/07 00:15, Blogger Calimera said…

    :)
    ehehe
    O meu marido em tempo fazia isso. Tanto o acordei que ele desistiu de ranger os dentes, mas confesso já me arrependi, foi pior a emenda que o soneto. Passou a ressonar.....rssss

     
  • At 28/7/07 07:39, Blogger Maria Papoila said…

    Calimera, minha santa:

    Por favor, não dês ideias à minha cara metade! ;))

     
  • At 30/7/07 22:22, Blogger Calimera said…

    LOL

     

Enviar um comentário

<< Home