hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

A voz da inocência

Depois de muita insistência, a mãe lá o deixou ficar acordado até tarde para ver um programa cuja publicidade lhe despertou o interesse. “O melhor português de sempre”, era um título sugestivo para quem começou há pouco tempo a interessar-se pela História de Portugal.
Ficou satisfeito quando viu que Camões e o Marquês de Pombal estavam entre os favoritos e iniciou um discurso sobre as duas personagens.
O pai, enquanto o filho palrava, comenta com a mulher: “Olha o Salazar também está entre os 10 primeiros.”
O miúdo de 9 anos pára de falar por um momento e diz:” Vou-me deitar. Se o Salazar ganhar, prefiro ser espanhol…”
E foi assim, que numa casa portuguesa onde não se proclamam ódios viscerais a Salazar, a voz da inocência falou.
Não vi o programa, mas a avaliar pelo que me dizem, há ainda muita gente por aí fora que admira um ditador cujo feito principal foi deixar um país que ainda hoje paga caro o atraso de que ele, o ditador, é o principal culpado.
Pensei que quando se falava em “Melhor Português” se queria eleger aquele que mais e melhor tinha feito pelo país.
Diz o filósofo José Gil que a sombra de Salazar ainda paira sobre nós. Sendo que uma criança de 9 anos faz o comentário que faz e sendo que o ditador aparece entre os dez mais votados pelo povo, José Gil tem de facto razão.
Quanto tempo mais teremos de esperar pela morte de Salazar? Quase 40 anos depois, ele continua vivo e a influenciar a vida deste nosso Portugal.