hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

terça-feira, janeiro 09, 2007

Comparações

Não há português que se preze que não afirme convictamente que o povo do nosso país não gosta de trabalhar ou que trabalha pouco. Os governantes falam constantemente da baixa produtividade do país. Os números não mentem. A ideia geral é a de que a maioria dos portugueses não procura trabalho, procura emprego.
Muitas vezes, referimos países cujo crescimento e produtividade deveriam servir-nos de exemplo. Ouço falar no Japão como um desses países: os japoneses são conhecidos por passarem muitas horas no local de trabalho.
Para meu espanto, diz-me um amigo a morar há algum tempo no Japão, que os japoneses passam de facto muito tempo no emprego, mas que não passam todas essas horas a trabalhar. Na verdade, eles chegam a adormecer no escritório, ou a passar muitas horas por lá sem fazer nada, só porque parece bem ficar no emprego 20 horas seguidas.
Esse meu amigo conta ainda que uma reunião no Japão, serve geralmente para não decidir nada. Sempre que é preciso negociar algo, ou decidir qualquer coisa, são múltiplas as reuniões e o tempo vai passando e demora muito até se chegar a uma qualquer conclusão.
No Japão, é hábito que um novo empregado passe os seis primeiros meses de trabalho sem fazer nada, apenas tendo de marcar presença, durante muitas horas, no local de emprego.
É nesta altura da conversa que eu pergunto como é possível eles fazerem como fazem e terem o país que têm.
A maioria dos portugueses não sai do emprego às 4 da tarde como os nórdicos, a maioria dos portugueses trabalha logo a partir do primeiro dia num novo emprego e mesmo assim, temos o país que temos: salários baixos, inflação crescente, tristeza, miséria.
Não entendo, a sério que não. Só encontro uma explicação: os políticos que temos (e somos nós que os elegemos).
Já dei instruções ao meu amigo para que investigue como fazem os japoneses para conseguirem trabalhar tanto como nós e ter uma vida melhor. Se o meu amigo conseguir perceber, garanto-vos que havemos de ter um bom ministro das finanças, com estágio feito no Japão.

1 Comments:

  • At 11/1/07 21:12, Blogger Kalinka said…

    Olá
    demorei-me na leitura...
    tentei entender como é isso possível...
    realmente, cada vez mais APETECE ir para outro País...na Europa, pois há lugares muito bons por essa Europa fora, este País é que está cada dia pior, é a desgraça completa...

    ACERTASTE:
    os políticos que temos é que são uma grande m_________ !!!
    (e somos nós que os elegemos).
    Pois...aqui está outro problema, o povo português quando vai votar não tem consciência em que vai votar, eu por mim falo, pois nas campanhas eleitorais eles nada dizem, fica tudo a perguntar o que vai ser aquilo?

    Beijos.

     

Enviar um comentário

<< Home