hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Invejas

A Papoila confessa que às vezes sente inveja.
Inveja de um cabelo bem arranjado ou de umas calças que nunca consigo encontrar, inveja das férias a Cuba que um amigo tenha feito, inveja de quem já viu o “Cats” ao vivo, enfim, inveja de coisas simples, mas uma inveja que considero inofensiva.
Passo a explicar: esta inveja que por vezes sinto é do género “que bonito, ou que bom para ti, eu também gostava, tens de me dizer como conseguiste, que inveja!”.
Será esta uma inveja do tipo mau? Haverá uma inveja má e outra boa? Acredito que sim.
Já todos assistimos a comentários maldosos, em que se suspeita da forma como aquela nossa amiga linda conseguiu o emprego ou se pergunta aonde foi aquele gajo arranjar dinheiro para comprar determinado “carrão”.
A Papoila não compreende o que poderá trazer de bom desejar aos que nos rodeiam que não consigam ser bem sucedidos, bonitos ou inteligentes.
Não deveríamos todos desejar que o nosso vizinho tenha uma vida boa, que seja feliz? Se quem está próximo estiver “em baixo” isso quer dizer que nos vamos sentir melhor com as nossas frustrações? Todos temos coisas menos boas nas nossas vidas, mas o facto de a vida correr mal aos outros não nos vai ajudar em nada.
A inveja faz mal. Calma, que não estou a falar do célebre “mau-olhado”! A inveja faz mal às suas vítimas porque cria boatos maldosos que podem realmente prejudicar a nível moral e material. A inveja faz mal aos próprios invejosos, que perdem tempo precioso a cultivar este sentimento, quando podiam utilizar esse mesmo tempo para prosperar nas suas próprias vidas.
Vi uma vez um azulejo azul à entrada de numa vivenda de aldeia: “Se lhe causo inveja, faça como eu, trabalhe!” Kitch, mas cheio de razão...
Vivemos num país onde a inveja é quase um desporto nacional. Podíamos, no mínimo, tentar jogar limpo.
Tenho inveja de quem arranja sempre tempo para escrever...como é que conseguem?

7 Comments:

  • At 6/2/06 22:34, Blogger rps said…

    A inveja é a pior característica da idiossincrasia nacional. Pior mesmo que a preguiça.
    Quanto ao tempo para escrever, é só tirar tempo a outras actividades. O tempo é igual para todos.

     
  • At 6/2/06 22:35, Blogger rps said…

    ... claro que essa "inveja" referida no post é inveja inofensiva.

     
  • At 8/2/06 00:49, Blogger astronauta said…

    Se a inveja servir para dizer, "um dia vou ser como ele" em vez de servir para dizer "um dia hei-de vê-lo na merda", é positiva

     
  • At 8/2/06 12:29, Blogger Jorge said…

    não1 Tu não és invejosa, seguramente, uma pessoa que tem as ideias no devido lugar.
    Por isso, deverias cancelar o teu passaporte nacional emudares de País, porque por aqui, inveja é qualquer coisa impress no código genético da maioria.

     
  • At 9/2/06 19:00, Blogger  said…

    Desta vez nem sei o qeu dizer!|

     
  • At 9/2/06 22:09, Blogger Alberto Oliveira said…

    Não tenho muito tempo para escrever... mas gosto imenso de escrever. Quando se tem prazer em fazer qualquer coisa organiza-se o pouco tempo de que dispomos para o fazer. E quando o prazer é imenso, até sacrifícios se fazem.
    Só que neste tipo de "organizar do tempo" não se pode inventar ou exagerar. Escrevo um post de três em três dias; é o tempo que tenho para este prazer; talvez gostasse de ter mais tempo para comentar outros blogs muito interessantes... ou apenas ler. Mas não tenho; se o fizer deixo de ter tempo para escrever os meus posts. Não critico, mas há muita gente por aqui que "se esgota" em diversos blogs. Chegam a ter 3, 4, 5, ou 6 blogs. Ao cabo de meia-dúzia de meses, desiste-se... por saturação... e porque talvez nunca tiveram prazer naquilo que iniciaram.

     
  • At 16/2/06 12:46, Blogger Mónica said…

    concordo e tb sou!
    tenho inveja das tais calças e dos sapatos e dos casacos, bolas onde é que os descobrem????
    tenho inveja de quem tem telentos tenho inveja de quem não estudando tira boas notas tenho inveja de quem tem tacho tenho inveja de tanta coisa...
    trabalho sim! mas há riquezas inatas!
    boa questão!

     

Enviar um comentário

<< Home