hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Talentos



Pergunto-me que percentagem de pessoas fará aquilo que realmente gosta.
Julgo que qualquer um só será verdadeiramente bem sucedido se fizer aquilo que gosta.
Penso, por exemplo, em casos famosos: será que Mourinho sempre quis ser treinador de futebol e por isso é que é tão bem sucedido? Ou será que ele queria mesmo era ser bombeiro? Paula Rego, queria ser pintora, ou em vez disso, sonhou ser médica?

Uma amiga disse-me que quer ganhar a vida a cozinhar e a cantar (tem uma licenciatura em Biologia). Eu (cá vai) sempre quis ser actriz (pois, licenciatura em Direito).
Tenho a sensação de que a maior parte de nós não faz aquilo que sonhou. Porquê?
Pela parte que me toca, admito uma certa covardia ( apesar de pouco materialista, a falta de segurança monetária assusta, não é?), mas será que não fazemos aquilo que sonhamos apenas por medo?
Já fiz teatro. Nunca tive medo do público, apesar de me sentir um pouco embaraçada no momento das palmas. Para mim, estar em cima do palco era experimentar um não-sei-quê, que não voltei a sentir. Gostava de “encarnar” outras pessoas e durante aquelas 2 horas esquecer quem sou e passar a ser aquela personagem. Tive sorte, porque pude provar um pouco daquilo que gostaria de ser “quando for grande”! Poderia eu ter sido uma boa actriz? Não quero dizer famosa, porque isso deve ser uma chatice, mas actriz de boa qualidade?
Na maioria das vezes queixamo-nos de falta de oportunidades, ou de azares na vida, mas até que ponto será isto verdade? Passamos a vida a ser medianos naquilo que fazemos, ou a ser bem sucedidos à custa de muito sacrifício.
Admiro as pessoas que se atiram de cabeça e lutam pelos seus sonhos. Há por aí alguma história engraçada de coragem, persistência e sucesso?

12 Comments:

  • At 18/1/06 15:23, Blogger tixa ® said…

    eu sempre quis ser veterinaria... m a maldita matematica... :|

     
  • At 18/1/06 19:08, Blogger  said…

    Acho que muitas vezes sonhar não basta, há de facto pessoas que sonham com muitas coisas, mas é preciso muito trabalho, esforço para atingir determinados objectivos.

    Não gosto de pensar nesse plano, dos sonhos, gosto de pensar em planos concretos que posso sempre atingir, percebes?

    É claro que apoio as pessoas que desejam perseguir os seus sonhos, mas sempre apoiado de muito realismo e determinação!

    Segue o teu caminho :)

     
  • At 18/1/06 23:41, Blogger mfc said…

    Se te dissesse o que fui e o que sou, ou fiz e agora faço, também ficarias espantada.
    Porque decidi que devia seguir o que realmente gosto de fazer e o dinheiro logo se vê. Mas quando se gosta do que se faz e se é bom nisso... as coisas acontecem.

     
  • At 19/1/06 08:55, Blogger astronauta said…

    "A diferença entre o que as pessoas fazem e o que poderiam fazer bastaria para mudar o mundo" Mahatma Ghandi.

    Façam aquilo que sonham, e as coisas proporcionam-se. Eu começo a acreditar firmemente nisso.

     
  • At 19/1/06 10:51, Blogger Jorge said…

    Cara amiga. Obrigado pela tua visita.
    Quanto ao Sr. em quem votar, eu decidi definitivamente votar no mal menor: aquele que pelo menos me oferece total garantia de seriedade, civismo e sobretudo boa educação. Falo e assumo claramewnte que voto e pela primeira vez Cvaco Silva. O resto é lixo abominável.
    mas acredito também que não haverá milagres para nos tirar do buraco que somos e aonde chegámos, mas mesmo assim não me resta outra alternativa.
    Se Cavaco não ganhar e à primeira volta, o que não me admiraria, dada a imprevisibilidade deste povo amaldiçoado, mesmo já na minha idade suponho que terei dificuldades em resistir à tentação de emigrar.
    Bjs

     
  • At 19/1/06 22:32, Blogger Leilah said…

    Olá! Pela primeira vez visito seu blog e devo dizer que me encantei com ele, com suas idéias! E me identifiquei muito com esse texto. Pois bem, estudei Direito e trabalhei durante 4 anos em um banco, não gostava, nem do Direito nem do banco, resolvi largar tudo e trabalhar com tradução, que eu amo e agora voltarei à Universidade para cursar Letras...não me arrependo, pois apesar do começo difícil hoje estou muito realizada!!

     
  • At 20/1/06 15:43, Blogger Hugo Pereira said…

    Eu acredito que com a devida confiança e perseverança conseguimos tudo o que queremos.

    Há cerca de um ano atrás, concorri ao "Marlboro Adventure Team", que prometia uma aventura de 12 dias a 4 portugueses no Grand Canyon. Pensei: "adorava fazer uma coisa destas!!". E concorri. Após algumas entrevistas bem sucedidas, testes físicos e uma prova de selecção nas Ilhas Canárias (durante 5 dias), consegui ser um dos 4 apurados (dos 20 que participaram) para ir aos States.

    Quando recebi a notícia, na última noite, nem quis acreditar. Todo o meu esforço tinha sido recompensado com a concretização de um sonho: uma aventura louca no Grand Canyon.

    Acreditem em vocês mesmos!! Porque se realmente desejarem algo e o demonstrarem com persistência e confiança, conseguem-no!!

    Vejam a história e as fotos da minha viagem ao Grand Canyon.

    Espero que este pequeno exemplo vos sirva de inspiração...

     
  • At 20/1/06 16:10, Blogger rps said…

    Eu gosto do que faço, mas o que queria mesmo era ter sido futebolista. Mas faltava-me talento.

     
  • At 25/1/06 09:43, Blogger Alberto Oliveira said…

    Penso que devemos observar duas vertentes no rumo das nossas vidas (isto, dando de barato que podemos usufruir em início de vida, de aconselhamento/acompanhamento necessário "nestas coisas" o que, como se sabe, não está ao alcance de todos). Porque uma coisa são os nossos sonhos, outra a realidade.

    A predestinação (vulgo talento) para fazer algo, nasce connosco; não "se fabrica depois" e em jovens, não temos ainda o conhecimento auto-crítico e o destanciamento para nos podermos julgar... A maioria dos casos, nem depois já adultos. Não é por acaso que nos perguntamos amiudadas vezes, como é que aquele actor, músico ou pintor, nos aparece pela frente, quando o melhor seria estar a executar outro tipo de trabalho.

    Como diz a minha amiga Pé, para além daquilo que imaginamos transportar dentro de nós, também é necessário muito realismo e determinação para enfrentar "o desconhecido".
    E acrescento, que embora se devam correr riscos estes devam ser minímamente calculados; que a vida não é feita apenas de alegrias e aplausos.

     
  • At 28/1/06 15:15, Anonymous Anónimo said…

    amiga finalmente comentei-te assim em jeito de post no meu covil. passa por lá. beijo

     
  • At 16/2/06 12:57, Blogger Mónica said…

    bolas, precipitei-me... devia ter começado pelo fim!
    pois direito...
    tens razão sobre a coragem sobre a questão monetária é que não se come talento!
    nem se compra nem se arranja
    eu gostava de ter algum pra desenhar, tocar piano e dançar ballet!!!! falhei todos!
    faço blogs!!!!!!!!!!


    não vou mais pra baixo quinda descubro que já falei demais demais

     
  • At 16/2/06 12:58, Blogger Mónica said…

    ah o rps é o homem do trio! tou a ver...
    o filme hearth beat com nick nolte e sissi spacek viste???
    (erros de escrita... desde que percebas!)

     

Enviar um comentário

<< Home