hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

sexta-feira, julho 15, 2005

Comida e obesidade

Hoje estive a almoçar na praia. Não digo isto para fazer inveja, porque os exames ainda não acabaram e nem tempo tenho para escrever uns posts.
Na praia, mesmo que não sejamos voyeurs, salta à vista a quantidade de gordura que se passeia por aí. Se gordura é formosura eu não discuto, mas que gordura não é saúde isso é bem verdade!
É com pena que ano após ano verifico que os portugueses estão cada vez mais gordos, logo, cada vez menos saudáveis! Se não conseguirem verificar isto a olho nú, façam uma pesquisa na net e vejam os estudos sobre o assunto!!
É lógico que isto tem uma explicação comum a quase todos os casos de obesidade: os portugueses já não sabem comer! Deixamo-nos invadir pela comida plástica e esquecemos as caldeiradas de peixe ou de cabrito, as açordas, o arroz de feijão, as feijoadas, tudo isto exemplos propositados de comidinhas substanciais que , por mais que se comam nunca engordam tanto como um hamburguer cheio de molhos feitos sabe-se lá de quê!
Porquê que deixámos de cozinhar em casa tantas vezes como de costume? A resposta não está só na falta de tempo, mas também na preguiça. Meus amigos, se para além de comermos uma pizza de take away, ainda por cima nos sentamos de seguida em frente à TV, o coração não vai gostar e depois não se queixem!
Não é assim tão difícil fazer um estufado: basta meter tudo na panela e deixar cozinhar!!
Já se deu conta que eu tenho a mania da comida saudável, mas também gosto de comer o meu gelado e uns bolos (frequentemente), no entanto se comermos boa comida portuguesa, já podemos fazer essas asneiras (hamburguer seguido de gelado é que não!).
Ninguém “precisa de passar fome” para ter saúde, basta fazer as escolhas certas.
É que depois de engordar, é muito mais difícil voltar à forma!
Últimas recomendações (se é que alguém me liga): façam exercício todos os dias (bastam 30 minutos de caminhada), pensem bem antes de comer porcarias e comam coisas o mais naturais possível, já que ninguém nos garante que os aditivos alimentares não nos vão fazer mal a alguma coisa!

2 Comments:

  • At 18/7/05 18:24, Blogger Hugo Pereira said…

    Das duas uma: Ou os portugueses acreditam cada vez mais no ditado: "Gordura é formosura"... ou simplesmente não se importam.

    Mas, no que diz respeito à obesidade, o aspecto é o menor dos problemas. O povo português deixou de se preocupar também com a saúde?

    E já agora, com a política? E com o país?

    Mas o que deu no último episódio do "Fiel ou Infiel" já importa, não é?

    O que podemos concluir é que o português está a desinteressar-se por tudo o que deveria ser alvo de interesse?

    Maria Papoila... que tal uma teoria acerca disto? :D

     
  • At 20/7/05 10:22, Blogger Maria Papoila said…

    Engraçadinho... não perdes por esperar! Dá-me corda e depois queixa-te! :))

     

Enviar um comentário

<< Home