hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

segunda-feira, junho 20, 2005

A Velha Crise

Pessoalmente, começo a ficar farta de ouvir falar na “crise” a torto e a direito.
Pensando bem, não me lembro de um ano que tenha passado sem ouvir falar na “crise” em Portugal. Então, só posso concluir que a crise está instalada no nosso país desde há muito tempo. De tal forma, que a própria palavra “crise” é já uma das palavras mais vulgares do nosso quotidiano, chegando ao ponto de perder o seu verdadeiro significado e até o seu espírito! Isto só faz com que os portugueses, apesar de estarmos agora numa verdadeira crise, ainda não tenham assimilado o seu real significado (digo eu!). É que se já tivéssemos percebido o quão grave é esta crise talvez estivéssemos agora mesmo a sair dela!
Eu explico: Os Portugueses, aquele povo de quem todos falamos como se habitassem do outro lado do planeta, apesar de quase todos os dias não mexerem uma palha em prol dos outros(e muitas vezes nem em benefício próprio), conseguem quase sempre reagir a determinados estímulos de uma forma extraordinária e surpreendente, até para si próprios! Acho que não é preciso lembrar, mas de qualquer forma cá vai: a Expo98, a manifestação “branca” por Timor, o Euro2004 e a mais discreta ajuda às vítimas do tsunami.
Tudo isto, meus amigos, deveria ser não só motivo de orgulho de actos passados (tal como os Descobrimentos), mas poderia ser utilizado como motor de uma vontade nacional em ir mais longe, fazer cada dia melhor e claro, sair da crise!!!