hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

sexta-feira, julho 01, 2005

Douro

A Maria Papoila tem andado arredada do blog e das teorias porque a vidinha tem dado que fazer...
Estive a ver um post no blog da minha amiga carmuue e não posso deixar de falar aqui no Douro. Só há relativamente pouco tempo tive noção do quanto preciso de um pouco de Douro de vez em quando para me recarregar energias e limpar o espírito!
Ontem fiz a viagem Régua- Porto de comboio e dei comigo a pensar que preciso daquela terra (tipo Scarlett do " E Tudo o Vento Levou").
"Será do Rio Douro?" - pensei eu.
"Humm... no Porto moras mesmo frente ao rio e o efeito não é o mesmo..." -Disseram-me os meus botões.
Então porque será?
Talvez seja pela mesma razão que os turistas que por lá passam pensam sempre em voltar:
as cores dos vinhedos (fantásticas nesta altura, mas ainda melhores no Outono), a luz, a paz(longe das cidadezinhas), aquela natureza agreste e montanhosa que inesperadamente e abruptamente nos acalma e aconchega, os tons do rio(ora verde,ora prata,ora uma cor que só nele existe)e os cheiros que variam conforme a época do ano.
"Douro - Património da Humanidade" -título pomposo para um local que nasceu das entranhas da natureza mas também do suor do seu povo. Espero que consigamos pelo menos, tirar algum proveito desse título. Num outro post (menos sentimental) abordarei esse assunto.
Quem vai ao Douro leva o Douro nos olhos e no coração, disto tenho a certeza.

2 Comments:

  • At 2/7/05 15:31, Blogger carmuue said…

    o douro é o berço! o solo difícil onde sem darmos conta enterrámos as nossas raízes à muito tempo atrás! e as curvas dos rio são as curvas da vida que nos surpreende sempre com novas paisagens...
    beijo de sodadx

     
  • At 4/7/05 01:35, Blogger Carlos de Matos said…

    ... quem me dera poder tê-lo sempre à minha frente!
    principalmente da Régua / Pinhão para cima!
    nascido em Vila Real, sinto as raizes da minha arvore, esgravatarem os vinhedos das encostas e beberem a água no Douro.

    é uma felecidade ver essas paisagens e embebedarmo-nos com elas! como dizes e bem, lá para o Outono! com as suas cores e cheiros!

    Xi transmontano

     

Enviar um comentário

<< Home