hit counter

Teorias

A Maria Papoila é a típica portuguesa, que tal como todos os bons portugueses tem sempre uma teoria acerca de tudo e de todos e não vê mal algum em impingir as suas opiniões aos mais desprevenidos...

sexta-feira, abril 21, 2006

quarta-feira, abril 05, 2006

Segurança Alimentar

As notícias da imundice nos restaurantes chineses não surpreendeu a Papoila. Julgo até que não surpreendeu ninguém de bom senso. O problema é que não são só os restaurantes chineses a desrespeitar as leis da segurança alimentar e a saúde dos seus clientes.
A maioria dos portugueses não tem noção de como se devem tratar os alimentos.
Já morei com amigas que compravam frango e o deixavam no frigorífico durante dias a fio e ainda no invólucro do supermercado, para depois o comerem frito em óleo que já tinha servido pelo menos meia dúzia de vezes...
Conheço muita, mas mesmo muita gente, que guarda os alimentos enlatados no frigorífico durante vários dias, dentro da própria lata.
Conheço casos em que os congeladores estão cheios de gelo e os alimentos estão lá guardados durante tanto tempo que ficam queimados pelo gelo.
A segurança alimentar tem de começar em nossa casa e estes exemplos são uma pequena parte da nossa realidade diária.
Ora, se a maioria dos donos e funcionários de restaurantes portugueses nunca foram a uma acção de formação ou nunca leram um livro sobre o tema da higiene e segurança alimentar, não passam de pessoas como todos nós, são meros cozinheiros que trabalham na cozinha para um grupo alargado de pessoas, como quem cozinha em casa para a família e os amigos.
Assim, aqui fica o apelo, não só aos responsáveis pelos nossos alimentos, mas também a cada cozinheiro que há em nós: às vezes, o bom senso não basta e quando se trata da saúde de todos nós, talvez valha a pena perder tempo a ler umas coisas sobre alimentos!
Já agora: quando virem refeições diárias a € 2.50, desconfiem, e quando algo vos desagradar no restaurante, peçam o livro de reclamações!